Poço Comprido | CASA GRANDE DO ENGENHO PASSASSUNGA.
11535
single,single-post,postid-11535,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,onyx-ver-1.7,vertical_menu_enabled, vertical_menu_left, vertical_menu_width_290,vertical_menu_background_opacity_over_slider vertical_menu_background_opacity_over_slider_on,smooth_scroll,side_menu_slide_from_right,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

CASA GRANDE DO ENGENHO PASSASSUNGA.

SAM_5657

CASA GRANDE DO ENGENHO PASSASSUNGA.

SAM_5657

Vista da Casa, já bastante deteriorada. Foto: Uenes Gomes Barbosa, 2017.

Casa-grande do engenho Passassunga. Foi demolida em 2017. A estrutura tinha características portuguesas. Deste engenho há notícias de negros escravizados, fugidos. Ele data do século XVIII e consta como povoado, em um documento do século XIX. Chegou a reclamar uma estrada férrea para si, devido a expressividade da produção açucareira.

SAM_5658

Pavimento térreo da casa, mostrando os pilares de alvenaria. Foto: Uenes Gomes Barbosa, 2009.

Abaixo, características da casa no século XX. Um pavimento de taipa. Na primeira foto ela mostra muitas alterações em alvenaria.

Engenho Passassunga

Casa-Grande do Engenho Passassunga. Foto do século XX. Fonte: Acervo de Doddó Félix, 2017.

Na propriedade ainda existe a capela de Nossa Senhora do Rosário, datada de 1888, contudo esta é uma data de reforma, a capela é anterior esta data, fica acimada na colina e próximo a ela, um cemitério.

Localização: Limites de Limoeiro/ Bom Jardim.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.